sábado, 17 de abril de 2021

Posfácio #6 — Metodologia de Pesquisa para Ciência da Computação

O livro da vez é um pouco diferente dos que eu costumo resenhar aqui, mas, como o blog também se trata de computação, e como foi uma experiência incomum para mim lê-lo, acho que vale a pena trazê-lo para cá. A propósito, é possível que mais desse gênero façam uma aparição, eu estou numa fase mais "estudantil" de leituras, digamos assim.


Metodologia de Pesquisa para Ciência da Computação




Autor: Raul Sidnei Wazlawick
Ano: 2009
Gênero: Pedagogia

Sinopse:

A presente obra condensa mais de 16 anos de experiência na orientação de trabalhos de graduação, especialização, mestrado e doutorado. O livro apresenta o tema “metodologia da pesquisa” de forma agradável, fundamentada e baseando-se sempre em histórias ilustrativas sobre como fazer e também como não fazer um trabalho terminal de curso de computação. A ênfase principal do livro está na caracterização do trabalho científico em ciência da computação, visto que a experiência do autor em bancas examinadoras e na avaliação de artigos científicos demonstra a dificuldade que muitos alunos de computação têm em compreender e aplicar a metodologia científica a seus trabalhos. [Retirada da página do livro na Amazon]

Crítica:

A vantagem de se escrever sobre um livro como esse é que não tem spoiler, então qualquer um pode ler a crítica até o fim. Este foi o meu primeiro contato com um livro sobre metodologia de pesquisa, porque peguei a matéria na faculdade no período passado. O professor havia passado um trecho específico para lermos e fazermos um exercício, porém, mesmo depois de passadas as aulas, eu decidi comprar o livro em si, porque o conteúdo muito me interessou. Aliás, fica aqui a minha recomendação do site Estante Virtual, lá você pode encontrar ótimos descontos em livros novos ou de segunda mão, mas em ótimas condições de uso. Foi onde comprei este livro e, mais recentemente, mais um de Saramago para a coleção (já já chega a vez de ele aparecer aqui). Enfim, como esse foi um livro diferente, irei resumir o conteúdo dos capítulos e depois dar o meu parecer sobre o que achei dele.

O autor apresenta tipos de pesquisa em computação e traz exemplos reais de cada um deles, o que também foi, para mim, uma ótima qualidade. O tipo de trabalho muitas vezes é o primeiro e maior obstáculo de quem se propõe a fazer essa atividade, e ter essa clarificação pode ajudar imensamente. Além disso, também está presente no livro uma breve introdução a conceitos de estatística, essenciais para qualquer pesquisa experimental. Para leitores que já têm conhecimento na área, talvez seja interessante pular essa parte, já que a explicação é de fato bem primordial, mas, para quem ainda não está familiarizado com o assunto, será, com certeza, um aprendizado que servirá não apenas para a pesquisa, mas também para outras disciplinas nos cursos de computação.

Noutro capítulo, Wazlawick dá exemplos de monografias dos seus próprios orientandos, juntamente com os seus comentários positivos e negativos sobre elas. Essa análise crítica é bastante instrutiva, pois, além de entendermos os pontos de melhoria nos textos, podemos ter uma visão geral de como um trabalho desse tipo é corrigido, e adaptar nosso texto para atender a essas expectativas. Não há muito o que falar sobre essa seção, mas os comentários e as dicas técnicas (como "usar verbos no infinitivo", por exemplo) certamente vão impedi-lo de errar tanto quando for a sua vez de redigir um artigo.

Ele também dedica uma parte do livro para explicar como uma banca examinadora corrigiria os trabalhos, e dá sugestões e recomendações sobre como uma monografia poderia ser escrita para que fosse melhor apreciada pela banca. Aqui novamente são dadas valiosas dicas sobre redação e revisão textuais para cada uma das seções da monografia, algumas mais gerais, outras mais específicas, como convenções de formatação e normas ABNT (o que é muito útil). Não necessariamente você concordará com tudo; eu mesmo fiz algumas anotações em algumas páginas. Engraçado que ele diz para utilizar corretores automáticos e dá como pecados capitais erros de concordância, mas é possível identificar alguns errinhos escabrosos aqui e ali. Ninguém é perfeito, né?

Há também dicas sobre a escrita de um artigo científico, em contraste com o capítulo anterior, que tratava de uma monografia ou trabalho de conclusão de curso. Como não era o que eu estava precisando, não me acrescentou muito, porém o autor explica como funciona o processo de publicação desses artigos, desde a submissão em eventos e periódicos até algumas questões éticas, então é realmente uma boa leitura para quem esteja querendo ou necessitando conhecer melhor esse mundo.

O penúltimo capítulo fala sobre plágio. Talvez por isso ele tenha sido o mais chato para mim, embora eu reconheça que seja necessário. Há uma contextualização história do plágio, bem como a apresentação da legislação brasileira e dos tipos diferentes de plágio que podem ocorrer. É um capítulo chato porque Wazlawick coloca os artigos dos códigos na íntegra em seu livro (se não fossem documentos jurídicos, até poderia ser plágio) e, além disso, há muita coisa da qual eu discordo nessa parte. Mas isso já é história para outro dia. O autor fecha o livro explicando os diferentes níveis de exigência de trabalhos de conclusão (graduação, mestrado e doutorado).

De modo geral, gostei bastante do livro, especialmente porque o autor aborda o assunto de metodologia de pesquisa da maneira mais completa possível. Ele guia o leitor através de todos os passos necessários para a confecção de um trabalho final, independentemente do nível acadêmico em que o leitor se encontre. De um jeito bem-humorado e descontraído, ele passa por cada uma das etapas do trabalho (introdução, metodologia, objetivos geral e específicos, etc.) e dá dicas valiosas para todas elas, inclusive dando exemplos inusitados e cômicos. Acho que essa personalidade divertida é um diferencial bastante positivo para o livro, já que muitos outros da área podem se tornar enfadonhos pela escrita extremamente rígida e sisuda. Wazlawick abre mão desse estilo mais sério, porém sem deixar de lado a menção às exigências que se requerem num trabalho acadêmico.

Obrigado por ler esta resenha até aqui!
Se quiser, siga-me no Goodreads: www.goodreads.com/gabesness


Nenhum comentário:

Postar um comentário